Bom evitar se expor muito antes da viagem.
Sabe aquela gripe forte capaz de derrubar os planos de uma viagem planejada há meses, até anos? Nada agradável, não é mesmo?
Infelizmente, eu não segui os conselhos abaixo. Pedi que um conhecido limpasse meu carro principalmente atrás do banco traseiro e entre os encostos e o assentos, locais que costumam ficar cheios de restos de comida. O resultado foi um desastre. O cara quebrou a trava da poltrona. Gastei R$353,00 com a peça, que só vai chegar de cinco a sete dias úteis. Imagina se não desse tempo! Como o carro é a nossa ferramenta essencial nesta viagem, deveríamos tê-lo poupado, tê-lo deixado ali no cantinho esperando o momento da partida.
Então, vão outras dicas para vocês:
1) Evite o futebol e o excesso de bebida alcoólica principalmente às vésperas da viagem. Poupe-se.
2) Se sofre com dores e lesões crônicas, reze na cartilha que mantém longe as crises derivadas desses males. Por exemplo, se você é alérgico a camarão, fique bem longe do crustáceo;
3) Pegar chuva ou receber rajada de vento forte no corpo pode prejudicar sua saúde.
4) Pular de paraquedas, parapente ou asa delta neste momento não é aconselhável. Não é hora de pular de um precipício, escalar a Pedra da Gávea ou pular de body jump da Ponte Rio-Niterói: não incite as bruxas!

5) Conta bancária, liquidez, essas coisinhas financeiras, que são o combustível material de toda viagem, devem estar em dia. Por exemplo: o cartão de crédito e/ou débito está dentro da validade?
6 ) Por último: sabe aquela vizinha invejosa? Saia de casa no momento em que ela esteja ausente. Mas se por acaso ela aparecer, empunhe um cruxifixo e diga, três vezes: vade retro, Satanás!