sábado, 8 de novembro de 2014

Costa do Descobrimento, Patrimônio Natural Mundial (UNESCO-1999).




Lembro um professor de História do Brasil, já envergado na idade, bigodinho nazista, entoando uma das versões do descobrimento do Brasil pela esquadra do capitão Cabral: o Brasil foi descoberto por acaso, quando as naus portuguesas, sob a chancela do Rei D. Manuel, desviaram-se da rota para as Índias, e avistaram um monte alto, chamado por eles amigavelmente de Monte Pascoal, por estarem na semana da Páscoa. Depois batizaram o local de ilha de Vera Cruz (achavam que era uma ilha).
Ancorando as naus com segurança, chamaram de Porto Seguro o ancoradouro...
Era 22 de abril de 1500. 

Passados mais de 515 anos, portanto mais de cinco séculos, podemos ver do alto, através de imagens poderosas de satélites, a baía de Cabrália, esse majestoso litoral baiano que se estende da Paria da Costa Dourada até bem depois de... Ilhéus!

Como bons brasileiros, achamos que devemos conhecer a Bahia. 

E nada melhor do que começar aportando na baía de Cabrália.

É nesse panorama que viajaremos até Porto Seguro. História e beleza aí se confundem, e se misturam às boas e más línguas que relatam a situação atual deste paraíso conhecido primeiro pelos nossos tupinambás, depois pelos marujos de Cabral, mais tarde pela Coroa Portuguesa e, agora, por nós.

Axé!