quinta-feira, 10 de julho de 2014

Noite na estrada.




Já à noite, na área urbana da Grande Florianópolis, começamos a observar
a beleza do litoral catarinense.

Não suportamos dirigir à noite. Sobretudo em estradas fora do perímetro urbano.
Enxergamos mal. Os faróis em sentido contrário funcionam como verdadeiros holofotes cegantes, e muitas vezes dirigimos apenas com a percepção dos limites da pista. 
Alívio quando atingimos a área urbana da Grande
Florianópolis.
Então, decidimos dirigir inicialmente apenas entre seis e oito horas por dia, pernoitando em alguma pousada ou hotel. Achamos isso mais seguro, embora tal fato aumente nossas despesas com hospedagem. Mas não conseguimos evitar a noite.
Como o tempo presumido de viagem (aquele do Google Maps) sofre diversas variações, desde o trânsito, obras, o clima, as condições da via, entre tantos outros, aconteceu que a noite foi surgindo à nossa frente, até que desceu completamente:

BR-282 por volta das 17h 30 min.
Quando a noite começou a cair sobre a BR-282 (SC), sentimos que não seria mais possível evitá-la...




BR-282 às 18h!

e seguimos assim até São José (SC).

Por que isso aconteceu? Por alguns motivos:

1º - Dirigimos mais devagar, entre 60 e 80 km, em razão sobretudo das péssimas condições da BR-282, de um engarrafamento em razão de obras, e também porque caímos na asneira de achar que não seria possível pegar noite na estrada num percurso de 464 km pela BR-116 e pela BR-282, com tempo presumido de cerca de 7h de viagem (Google Maps, sem trânsito);

2º - Saímos tarde de Nova Petrópolis (RS), às 9h20min. Seria mais prudente sair às 7h, mas fomos dormir tarde no dia anterior, para aproveitar a última noite na Serra Gaúcha, e acordar mais cedo foi impossível, ainda mais com criança;

3º - Demoramos mais nas paradinhas na estrada, sobretudo no restaurante Queijo e Cia., em Capão Alto (SC), BR-116, onde inclusive resolvemos almoçar. Depois, como se não bastasse, paramos na BR-282 para lanchar, saindo de lá quase às 17h. E a noite caiu estupidamente rápido na estrada (ver a última foto acima).

e depois, por volta de 19h30min, após enfrentarmos engarrafamento 
na própria BR-282
e na área urbana da Grande Florianópolis, 
check-in no Hotel Werlich.