quarta-feira, 23 de julho de 2014

Viajar de carro e o campismo.


A Copa do Mundo de Futebol 2014 teve a felicidade de acender a discussão sobre uma forma bastante antiga de viajar: o campismo. Felicidade porque põe em discussão a existência e a qualidade dos campings no Brasil.



Estrangeiros de diversas localidades, praticantes do campismo, aqui estiveram durante a Copa e foram recepcionados com uma estrutura campista inexistente, de um lado, ou de péssima qualidade, de outro. No primeiro caso, locais foram improvisados para receber esse tipo de viajante (sambódromos de SP e do RJ); no segundo caso, um grupo de campistas belgas enfrentou uma terrível precariedade num camping do CCB no Recreio dos Bandeirantes.

O MaCamp, site especializado no assunto (www.macamp.com.br), informa que as autoridades cariocas no ramo turístico nada sabem sobre camping, desconhecem completamente a história campista, os campings disponíveis, etc., talvez porque, de um lado, os campings são vistos pelos hoteleiros como um concorrente que precisa ser debelado e, por outro, o brasileiro não é adepto desta modalidade de viagem.

Então o que vimos foi um amontoado de estrangeiros sem locus adequado para a prática do campismo, reunidos de improviso em logradouros públicos e, de outro, um grupo de belgas no Rio de Janeiro que contratou os serviços daquele que é reputado um dos melhores campings do CCB, no Recreio dos Bandeirantes, dar entrada inclusive numa ação judicial de reparação civil contra o CCB, sentindo-se prejudicado e enganado diante das condições precárias do local.



De qualquer forma, autoridades do turismo carioca, quiçá de outros Estados, já pensam com mais carinho na existência de uma estrutura eficiente para receber esse tipo de turista, já para as Olimpíadas de 2016.

De qualquer forma, eu mesmo fui despertado para esta forma de viajar, com muito mais contato com a natureza. No próprio site MaCamp, andei colhendo informações sobre esta prática, e até solicitei um orçamento de um trailler em uma empresa de Santa Catarina. Também assisti a um vídeo interessante feito para os iniciantes no campismo, que pode ser visto em 

http://www.apolotrailer.com.br/#!videos/c4xu


Boa noite!